O MODELO DE BARBA x O FORMATO DO ROSTO

Nem sempre aquele modelo de barba mais popular do momento vai cair bem em você. Isso porque, além da popularidade, o que se julga bonito e/ ou estiloso nos outros, pode não combinar com o seu formato de rosto. Por isso, para acabar com o dilema sobre qual dos infinitos modelos de barba que se vê por aí você irá optar, considere sempre aqueles que melhor combinam com o formato do seu rosto – esse simples detalhe fará toda a diferença na harmonização e equilíbrio dos seus traços faciais e pode te surpreender.

Antes de chegarmos aos modelos de barba, no entanto, é necessário conhecer minimamente quais são os formatos de rosto masculinos. Para o post de hoje utilizaremos uma classificação que engloba praticamente todos os formatos existentes: oval, redondo, quadrado, triângulo, triângulo invertido, diamante e longo ou comprido. A seguir você entenderá melhor sobre cada um deles e seus respectivos modelos de barba mais aconselhados:

A Barba por Fazer e o Rosto Quadrado

A barba por fazer nada mais é do que a barba que está crescendo. Ela é adotada, mesmo que não intencionalmente, por muitos homens e encarada, frequentemente, como sinônimo de desleixo. Acontece que esse modelo de barba pode cair muito bem para os homens cujo formato de rosto é o quadrado (um rosto com a fronte e maxilar largos, além do queixo pequeno), pois suas “imperfeições” quebrarão o jeito mais robusto da face, suavizando os traços, mas mantendo a aparência.

A Barba Cheia e o Rosto Triangular e Triangular Invertido

Parecida com a barba por fazer, porém com mais volume, a barba cheia é ótima para disfarçar um rosto triangular (a fronte é menor do que a linha do maxiliar deixando o rosto mais largo na parte de baixo). É importante, no entanto, que a barba seja um pouco mais rala próximo à boca. No caso do rosto triangular invertido, quanto mais cheia a barba, melhor para arredondar e equilibrar o formato do rosto.

O Bigode e o Rosto Triangular Invertido

Ainda falando sobre o formato de rosto triangular invertido, ele permite (e fica ótimo) com o polêmico bigode. Por aumentar a largura do rosto e do queixo, o bigode causa um equilíbrio ótimo para quem tem a testa muito maior que o queixo.

O Volume nas Laterais e o Rosto Comprido

 

Deixar o cavanhaque com menos volume que as laterais irá suavizar os formatos de rosto mais longos ou compridos. Este não é um modelo muito comum de barba, mas seu efeito é ótimo para quem quer disfarçar o comprimento da face.

O Cavanhaque e o Rosto Redondo

O formato mais quadrado dos cavanhaques quebra os traços arredondados de quem tem o rosto redondo, por isso ele é indicado para esse formato. É importante, no entanto, que a barba não seja tão fina para não causar efeito contrário.

O Volume no Pescoço e o Rosto Redondo

Outro formato de barba interessante para quem tem o rosto redondo é a barba com maior volume no pescoço. Ela produzirá um efeito de rosto mais alongado.

O Volume nas Costeletas e o Rosto Diamante

O rosto diamante (mais largo na altura dos olhos, afinando ligeiramente na fronte e bastante no maxilar) fica bem com barbas que tenham mais volume nas costeletas. Embora elas possam parecer estranhas em um primeiro momento, são ótimas para equilibrar o tamanho do maxilar com o restante da face.

O Rosto Oval e as inúmeras possibilidades

Aqueles que possuem o rosto oval (de fronte larga e maxilar e queixo arredondado) são felizardos na hora de escolher o melhor modelo de barba, isso porque considera-se que esse formato de rosto fica bem com qualquer modelo de barba.