COMO MONTAR UMA BARBEARIA

Já faz algum tempo que os serviços de barba, cabelo e bigode vêm passando por uma atualização. Na verdade, os serviços são os mesmos, mas a forma como têm sido oferecidos ao público masculino passou a ser muito mais atrativa, moderna e rentável. Entre os diversos diferenciais de uma barbearia atual, além da decoração elaborada e super cool, destacam-se produtos personalizados, tratamentos de beleza masculinos, bar, mesa de sinuca e assim por diante. Tudo isso para atrair cada vez mais homens para o setor da beleza.

O negócio de barbearia, inserido no ramo de estética e beleza, no entanto, pode apresentar extrema diversidade de alternativas, desde o atendimento informal domiciliar a sofisticados salões de luxo, passando pelo atendimento no próprio domicílio, pelos salões ditos “de bairro” ou de pequeno porte e toda uma gama de portes intermediários. Pode ainda contemplar as opções apenas masculino ou unisex, sendo que este último incorporaria complementos que podem ser encontrados no perfil que trata de salão de beleza.

Diante do crescimento da área, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) publicou um material destinado ao micro e pequeno empreendedor que pensa em investir na área. O conteúdo completo, cujo link estará disponível no fim deste texto, abrange questões de mercado, pessoal, equipamentos, investimento, capital de giro, normas técnicas, entre outros. Ao todo são mais de 29 tópicos para auxiliar a desmistificar e dar uma visão geral de como o negócio se posiciona no mercado, quais as variáveis que mais o afetam, como se comportam essas variáveis de mercado e como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender.

Descubra como montar uma barbearia.